top of page

INCHAÇO NOS OLHOS: COMO COMBATER?

Tem umas noites em que eu dormimos tão mal que no dia seguinte acordamos com uma cara de cansada! Os olhos ficam pequenininhos porque as pálpebras estão super inchadas. Mas o inchaço nos olhos pode ter outros fatores também, como retenção de líquidos e – por que não? – choro excessivo.

O que acontece é um excesso de líquido no tecido conjuntivo, que fica ao redor dos olhos. Os médicos chamam o fenômeno de edema. Para amenizar a situação, algumas dicas que funcionam bem! Vale lembrar também que, se o problema persistir, é importante procurar um especialista para saber o que está acontecendo – pode ser desde má função renal até alergia, passando por conjuntivite ou viúva! Isso sem falar em fatores genéticos.

1 - Resfriamento

Essa é uma das técnicas mais eficazes quando falamos de inchaço nos olhos. Quando o edema está presente, existem muitos líquidos acumulados na região. Qualquer espécie de resfriamento tem poder vasoconstritor, ou seja, diminui o tamanho dos vasos, fazendo com que os líquidos circulem.

Um truque da vovó que eu adoro é ter duas colheres colocadas no freezer – uma para cada olho! Com a parte côncava, pressiono levemente sobre as partes que estão inchadas. O geladinho vai diminuindo as bolsas. Também dá para fazer compressas com saquinhos de chá – os mais usados são os de camomila, que tem aquele efeito calmante que já conhecemos. Basta preparar com água fria para então colocar sobre os olhos.

Ah, e nada de usar gelo, hein? A temperatura tão baixa pode gerar queimaduras, o que é perigoso. Soro fisiológico frio ou mesmo água gelada com gazes ajudam no processo sem causar algum tipo de perigo.

2 - Cremes para a área dos olhos

Existem muitas opções de cremes para a sensível região dos olhos – por isso, não dá para passar qualquer um! Eles são formulados de maneira a minimizar irritações e tratar da pele da forma como é necessário. Alguns, inclusive, podem ser mantidos na geladeira para aliar o resfriamento aos componentes da fórmula e têm a ponta metálica, em roll-on, para uma massagem certeira no foco do problema.

3 - Maquiagem

Ah, não tem como não ignorar essa nossa amiga! A maquiagem pode ser usada mesmo depois dos passos acima ou então para disfarçar o problema em dias de pressa. Com a make certa, faz-se um jogo de luz que vai amenizar a aparência cansada.

O corretivo é o principal aliado. Vale escolher as versões líquidas, que não pesam com sua textura fluida. Primeiro, vem a base e depois, o corretivo. Não adianta usar somente logo abaixo dos olhos, é melhor passar na pálpebra superior, cantinho do osso do nariz e também espalhar em triângulo na área inferior, como mostra a maquiadora Suelen Johann.

Abrir o olhar pode ser uma boa também. Por isso, a dica é caprichar no combo curvex + máscara para cílios (nos cílios de cima e de baixo!).

Ufa! Não é fácil se livrar do inchaço dos olhos e bolsas. Mas há meios, sim! Mais alguma dica?

Fonte: Coisas de Diva


#1 

Cuide da sua pele. A make fica bem mais bonita quando aplicada em uma pele bem cuidada.

 

#2

Auto-confiança é tudo. Ninguém consegue tirar o brilho de uma mulher que se ama e tem orgulho de si.

 

#3

Não tenha medo de experimentar novos estilos, você pode se surpreender com o resultado!

DICAS DE BELEZA DA BE GLOW

bottom of page